Mudei-me para:

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Pataca a mim....pataca a ti...

... pataca a mim...a mim pataca....

Meio a sério....meio a brincar......

Foi um espectáculo deprimente a apresentação do Orçamento para 2009.

--------------------------------------------------------

Foi ficção?:

O ministro marca a hora e avisa os jornalistas. O Parlamento espera. Alguns deputados, desesperam, outros aguardam com indisfarçável cumplicidade.

E os jornalistas vão dando novas, e velhas, em directos e gravações.

Lá vem o homem e a pen. Introduzem a pen no Magalhães, mas algo não corre bem. Os deputados (os que ainda não conheciam a proposta de Orçamento) ficam a saber o mesmo.

Os jornalistas também, mas lá continuam a dar novas, e velhas, em directos e gravações.

O ministro "bota faladura", e tece com dourados fios a preciosidade do orçamento, o tal que, nem deputados, nem jornalistas, nem comentadores (sei lá se o próprio) ainda conhecem no seu todo.

Os jornalistas continuam a dar novas, e velhas, em directos e gravações (e das apregoadas benfeitorias do Orçamento).

Fica tudo na mesma e a escuridão quanto à proposta orçamental junta-se à da noite e ambas, de mãos dadas, lá vão dormir.

Os jornalistas continuam a dar novas, e velhas, em directos e gravações (e das apregoadas benfeitorias do Orçamento).

E enquanto o Povo dorme, anuncia-se mais uma conferência para a manhã seguinte, bem cedo.

E os jornalistas madrugam, correm, atropelam-se para poderem dar as novas, e velhas, em directos e gravações (e as benfeitorias do Orçamento).

Na falta de novas, comem bolinhos e pasteis de nata, ainda à conta do velho orçamento.

E, depois de longa espera, lá surge o homem das contas com mais um rosário de benesses e virtudes, que foi contando, no meio de alguns nervosos esgares e gaguejos.

E os jornalistas voltam às novas , e às velhas, nos directos e gravações (e às benfeitorias do Orçamento) e vão informando que, finalmente, os deputados já podem ter acesso ao documento completo.

E o folclore prolonga-se, que o dia ainda vai a santos, e as televisões estão a feição.....

__________________________________
Deprimente, sim, mas, também, vergonhoso e desleal, não dando exemplo algum da ética que se apregoa ir faltando. Descarada propaganda, promoção de imagem dum governo que os portugueses quererão bem mais responsável e menos folclórico.

Quanto à substância da proposta, a vedeta primeira daqueles dois dias, qualquer leigo na matéria, como eu, ou, até, cidadãos mais apetrechados com bagagem económica, podem interrogar-se neste momento:

- Se o crescimento previsto para 2009 é nulo (ou quase), se o ministro apregoa benesses para as empresas e famílias, em sede de impostos e se, como reza a proposta de orçamento, as receitas fiscais vão aumentar, quem ou o quê vai ficar mal nesta fita toda?

- Sabendo todos que a Justiça não vai bem e necessita de bons remédios, não nos surpreendemos com o aumento de 60,5% nos dinheiros que lhe são atribuídos, se bem que, muitos pensarão que mais do que dinheiro do que aquele Ministério necessita, com carácter de urgência, é de massa cinzenta à frente dos seus destinos;

- Que justificação para o aumento para 2009 das verbas atribuídas às empresas de comunicação social tuteladas pelo Estado (RTP, RDP e Lusa), 160 milhões de €, o que me parece ser verba próxima à consignada a todo o Ministério da Cultura?

Não questiono mais. Nem lucro virá destas e das muitas questões que esta proposta de orçamento suscita. Táctica velha, deixa-nos sem resposta....que depois esquece. Que, para lembrar, sempre e a todo o momento, lá estão os bons anúncios, as bondades deste governo, nem que tenham que ser marteladas durante dois dias!....

"Água mole em pedra dura, tanto dá até que fura"...

________________________________