sábado, 24 de novembro de 2007

Não sejas camelo!



Temos arsénico nas Finanças, arsénio na Educação, arsénico na Saúde, arsénio na Justiça, arsénico nas Obras Públicas, arsénio no Ambiente....Somos governados por arsénios e arsénicos que nos asfixiam.
O que eu desconhecia, em absoluto, era que a água, uma das minhas fontes de vida, com eles convivia em excesso.
A água que bebemos e pagamos, nalguns concelhos do País está inquinada por ter uma quantidade reconhecidamente desmesurada daqueles nitrogenóides.
Também já sabia que o Município de Vila Franca de Xira, de que sou freguês e munícipe, me vende aquele bem essencial pelos mais altos preços do mercado.
Fiquei, agora, a saber que, para além daquele precioso líquido, venho custeando as elevadas quantidades do metal nele embebido, num execrável brinde armadilhado!
Por tudo isso, ninguém mais pretenda desvalorizar aquela máxima,

"NÃO SEJAS CAMELO!..."
e a que me sinto forçado a acrescentar:

"...NÃO BEBAS ÁGUA COM ARSÉNIO!"

Na Infopédia:
Arsénico:
QUÍMICA nome vulgar do hexóxido de arsénio(III), anteriormente chamado anidrido arsenioso, que é um composto branco extremamente tóxico e venenoso;
Arsénio:
QUÍMICA elemento químico com o número atómico 33, de símbolo As, de cor cinzenta e brilho metálico, que pode entrar na composição de certas ligas metálicas