domingo, 9 de setembro de 2007

DOMINGO SOMBRIO


Mais um Domingo!
Para além do dia farrusco, do empate da Selecção, temos o folhetim "Madeleine", que seria novelesco, não estivesse envolvida a vida duma criança.
Foi raptada; foi morta, por malvadez, por acidente..... Não faltam palpites e orações de sapiência criminal, dos jornalistas, dos comentadores, do tuga anónimo.....mais preocupado em saber do destino da criança (talvez, menos por solidariedade e mais por mórbida curiosidade...), do que em saber do destino que está a tomar este país.
O caso Maddie, o futebol e outros ícones a que ajoelhamos de mente aberta, são uma dádiva, em forma de rendada cortina, para as medidas políticas, as manobras impopulares da área da governação. Não é Fátima, Futebol e Fado. É Maddie, Futebol e Vira de Viana!...
Do Caso Madeleine o que ressalta? Para mim, para além da genuína preocupação pelo que lhe possa ter acontecido, escancara-se, no decorrer dos dias que se seguiram ao drama, em montra bem transparente, aquele velho complexo de superioridade dos súbditos de Sua Majestade.
Nem me vou deter a justificar. Todos os que foram acompanhando a Imprensa e a opinião pública do Reino Unido, sabem do que estou a escrever.
Nada é novo, não me surpreende o térreo patamar em que os ingleses colocam Portugal na pirâmide de que se ufanam ocupar o vértice.
Numa perspectiva histórica, sempre desconfiei da propalada amizade, selada por Tratados, a que só nós nos sentimos obrigados. Eram tempos movediços para as aspirações britânicas e convinha-lhes o nosso apoio - e subserviência -, para melhor resolverem os seus antagonismos viscerais com o Reino de Espanha.
Nas questões de fundo, no cerne das verdadeiras alianças, fomos um par menor, atraiçoado sempre que os seus interesses e desígnios assim ditassem. Ou alguém se esquece do Mapa Cor de Rosa?
Fomos maltratados nestes meses do caso Maddie! Já hoje, ao visualizar o regresso dos pais da criança a Inglaterra e o aparato da chegada, com protecção policial, tratamento diferenciado e proteccionista, a ideia que perpassou foi de que o casal e as duas gémeas acabavam de ser resgatadas do Burundi, do Corno de África ou de outra zona de selvajaria ou guerra!
É assim que somos olhados pela mais antiga democracia do Mundo, lá do alto das suas predestinadas ilhas.....
Do que, convenhamos e deixo bem vincado, a infortunada Maddie nenhuma culpa terá.....