terça-feira, 11 de novembro de 2008

Tiques e truques na cartilha


Quem não teve oportunidade de assistir e tiver pachorra, pode ver e ouvir o que se passou ontem no "Prós e Contras" da RTP1:
http://ww1.rtp.pt/icmblogs/rtp/pros-contras/index.php
E, no fim, despido de qualquer ideologia , ter a coragem de, mesmo não sendo psicólogo atento, dizer-me que não viu nem ouviu:

- a moderação (tendenciosa?) de Fátima Campos Ferreira, lesta a interromper os demais interlocutores e deixando explanar, ad eternum, os pontos de vista de Jorge Lacão, a quem não faltaram os velhos tiques dos socialistas, de "palavreado" fácil e arrogância q.b. e, ainda a entrevistadora, matraqueando com inusitada insistência o slogan "Banco laranja", que, para além da tosse, lançava, mesmo fora do contexto da discussão;

- a agressividade com que Jorge Lacão defendia a sua dama de S. Bento e o conde do B.P., não permitindo que Bernardino Soares ou Mota Pinto o interrompessem ou questionassem enquanto descompactava o download da cartilha PS e, não raras vezes, a exemplo da moderadora, interrompendo aqueles representantes partidários, mal estes iniciavam a exposição dos seus argumentos.
Hilariante, o máximo espoente da noite em demagogia politica, foi a descoberta por parte do representante do PS de que a descida da taxa "Euribor"se deve à forma como este governo enfrentou a crise financeira e o caso BPN. Mais do que hilariante, considero este dislate uma verdadeira ofensa aos portugueses, mesmo aos que, como eu, nunca leram um tratado de Economia. Como se o burro da Euribor descesse a serra puxado pelas orelhas por qualquer homem das Finaças deste governo!!!!
Os tiques e os truques são já demasiados por parte do espectro do partido do governo, para que não ressaltem à vista e entendimento dos mais incautos. O desfocar da substância das discussões importantes está a ser táctica igualmente já indisfarçável, tantas vezes tentam mudar as agulhas sempre que sentem o comboio perto da estação certa, valorizando banalidades em desfavor dos assuntos de relevo para a vida nacional, sempre que estes vêm à liça pela voz da oposição.

Mas, faça-se justiça, a máquina socialista está bem oleada. A engrenagem do Governo à Assembleia, passando por toda uma legião externa de apoio e propaganda, composta por lambe botas, oportunistas e arrivistas arrebanhados, está a funcionar em pleno: aprenderam bem a lição do mestre e lêem todos pela mesma cartilha.

E, desenganem-se, não estive a escrever sobre a Madeira!