Mudei-me para:

segunda-feira, 23 de março de 2009

Guerra Colonial, 2ª Série, 1º Episódio

Foi transmitido o 1º Episódio da 2ª Série, na RTP.
Acabo de ler, também, os três primeiros livros colocados à venda da colecção "Guerra Colonial", da autoria de Matos Gomes e Aniceto Afonso.
Nestes últimos, ou nos vídeos da 1ª série, vi narrados factos de que não tinha, sequer, ouvido falar, passe o facto de ter vivido intensamente o conflito, por dentro e por fora, e conhecer bem os desempenhos quer das NT quer das chamadas tropas irregulares, como milícias e Grupos Especiais, em Moçambique.
Das acções "encapotadas" em territórios vizinhos (para além da ex-Rodésia) nunca vi ou ouvi nada, a não serem algumas escaramuças nas orlas fronteiriças, nem tão pouco me apercebi de qualquer referência nos sitreps e perintreps que, numa fase do meu serviço militar, lia regularmente.
A terem acontecido, foram mesmo muito bem "encapotadas", tanto as acções como as forças que as desenvolveram.
Continuo a pensar que cada um dos ex-combatentes teve a "sua" própria guerra.
E, sobretudo, que são os milicianos quem com mais realismo a podem descrever, considerando que, nos últimos 3/4 anos de luta, e continuo a reportar-me a Moçambique, a maioria dos oficiais do quadro, com excepção de alguns comandantes de unidades especiais, já se acantonavam nas cidades, em órgãos de comando superior, deixando aos primeiros a mata e o ónus da luta, e onde, no terreno, tudo se passava.
O que, de todo, não desvaloriza, no âmbito global, estes documentários, enquanto repositórios históricos, passe a visão subjectiva de comentadores e entrevistados.