Mudei-me para:

sábado, 13 de dezembro de 2008

Poetisa Glória de Sant'Anna


Autora de muitas obras poéticas, desde há muitas décadas, Glória de Sant'Anna deixou marca indelével em gerações que passaram por Pemba, aquela idílica cidade no Norte de Moçambique, e de quem foi Professora, em todas as vertentes educativas. Mestre, conselheira, amiga, arrebatou os corações dos jovens que tiveram a dita de serem seus alunos.

E é, Hoje, vulgar, nas reuniões, nos encontros e convívios das Gentes ligadas a Moçambique, a recordação saudosa daquela Senhora que, para além de educadora de mérito, transmitiu aos seus alunos a sensibilidade e a alma da sua poesia, impregnada das cores e dos cheiros daquelas terras do Índico em que as suas vida mergulharam.

Mas, para um conhecimento mais profundo de Glória de Sant'Anna e da Familia Andrade Paes, nada melhor que uma incursão amiga a território do pembista e, também, seu discípulo, Jaime Gabão, por aqui: http://br.geocities.com/andradepaes/

E, numa singela homenagem à grande mestre e poetisa, um poema seu, simultaneamente belo e singelo, em versos rimados no canto melodioso e singular dum MARAPI, aquele pequeno sapinho que pula irrequieto, de tronco em tronco, depois do cacimbo da noite ou das chuvas tropicais, de Moçambique e que, ora, fica por aqui a saltitar nas margens frescas deste meu Vouguinha, vaidoso por o receber no seu leito:









Pousado na fímbria
da sua música
marapi enche a manhã
da próxima chuva.

Sobre o talo verde
em que se apoia
é branco de jaspe
atento e redondo.

Olha-me e sabe
que sou um intruso
e garganta de oiro
murcha de súbito.

Mas está dado o aviso
por sua música
à longa transparência
toda húmida
Glória de Sant'Anna - in AMARANTO

E a mim, que não tive o privilégio de a ter como Mestre, sorte que apenas coube aos meus três irmãos, só por isso e pela sua sensibilidade e mestria poéticas, que soube transmitir aos seus filhos, me é permitido dizer-lhe:

OBRIGADO!