Mudei-me para:

domingo, 21 de dezembro de 2008

O Vouga de Angola


Trinta e quatro anos depois, uma mãe reencontra o filho que, após 1975, abandonou Angola, onde nunca mais regressara por força da guerra fratricida que se seguiu à independência daquele novo país lusófono.
Os Portugueses, que , desde há muitos séculos, se aventuraram pelos mares e se enraizaram pelas sete partidas do Mundo, facto que a História não regateia, levaram até aos confins dos continentes a Língua, mas também um pedaço das terras que deixaram no rincão onde nasceram.
A propósito do comovente reencontro do cidadão angolano com sua mãe, na região do Huambo (ex-Nova Lisboa), em Angola, ora ocorrido, ficámos a saber pela noticia que naquela selva africana também existiu Vouga. Uma aldeia, com missão, que é hoje Cunhinga.
Já sabíamos, e por aqui escrevi, sobre a cidade de Moçãmedes, hoje Namibe, e que deve aquele primeiro nome a um governador daquela ex-colónia portuguesa que foi natural da aldeia beirã do concelho de Vouzela, onde me foi dada vida.
Foi a fibra e o arrojo dos lafonenses a aventurarem-se pelo Mundo, num espírito quase heróico que não se quedou no D. Duarte de Almeida!