Mudei-me para:

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

A Lisboa boémia do séc.XIX





Do Cancioneiro do Bairro Alto:


Na terra da putaria
Houve ontem grande bulha
Veio de lá a patrulha
P'ro Carmo levar me queria
..............................................
Mas não me fez espantar
Que tinha vinho nas tripas
Peguei-lhe quatro chulipas
E depois toca a safar....

Um fado cantado por Rafael Roquete (in História do fado):

Quando me enrosco e me enlaço
Nos teus braços apertados,
Esqueço os meus negros fados
No perfume desse abraço;
Então, fatigado e lasso,
Vertigens sinto e tonturas,
Enquanto, querida, procuras
Enxugar os prantos meus,
Prantos dum prazer dos Céus,
As tuas tranças escuras.
Em curvas mansas, airosas,
Da cabeça aos tornozelos,
Vão descendo os teus cabelos,
Às ondas largas, preciosas;
Tem o perfume das rosas,
Da madressilva, e poejos,
Despedem negros lampejos
Como os mais negros brilhantes
São a gruta dos amantes
E o relicário dos beijos.