"ESCOLAS DE LAFÕES LONGE DOS LUGARES DE DESTAQUE"
Sob este título, o Notícias de Vouzela, um semanário regionalista que eu muito prezo desde os anos da juventude, publicou, pelo punho da sua apreciada repórter Salete Costa, um artigo em que, recorrendo a alguns dados concretos e a alguma argumentação pessoal, defrauda, no essencial, o que por aqui escrevi a propósito da avaliação escolar nos estabelecimentos de ensino da Região de Lafões.
Partindo da premissa que o valor semântico que a colunista atribui a "destaque" aponta para os lugares do topo no ranking nacional, nada mais nos resta do que reconhecer que, nesse contexto, e de facto, nenhuma Escola de Lafões alcançou os lugares habituais da Vanessa Fernandes ou do Cristiano Ronaldo.
De toda a forma, se não se verificou o destaque pela positiva, não é menos verdade que nenhuma se destacou pela negativa.
Como convinha, na opinião que fui exprimindo neste blog, em que ressaltou a minha satisfação, não deixei de ter em conta os elementos condicionadores do aproveitamento escolar da região em que as escolas estão implantadas, com especial relevo para o que a autora sublinhou no seu texto: "A interioridade em contraste com a cidade, a selecção dos alunos face à heterogeneidade dos inscritos onde não há escolha possível, o acompanhamento em comparação com a falta de quase tudo..."
E considerando eu que nenhum dos três concelhos em apreço está imune aos factores de interioridade, passe o notório desenvolvimento já alcançado em determinados sectores, dispenso-me de mais análises para constatar o óbvio.
O óbvio que é, muito especialmente no que ao ensino da Escola Secundária de São Pedro do Sul, e sendo dispensáveis quaisquer comparações com anos anteriores, pois o que nos move é o Presente e o Futuro, o 162º lugar entre 610 estabelecimentos (fonte C.M.), o que, para além de não desmerecer, é uma honrosa fasquia alcançada no ranking geral.
Sendo assim, nada de substancial se alterou no meu propósito de felicitar o desempenho daquela Escola. Redobrando mesmo os parabéns, ao saber que e Estabelecimnto de Ensino, a nível dos resultados finais do 9º Ano, se guindou ao 5º lugar entre as 64 escolas do Distrito de Viseu, sendo a 3ª das melhores escolas públicas
Acresce, ainda, dar nota, e ter em conta, das condições em que o professorado do País é obrigado a trabalhar. A degradação do estatuto dos professores, o esvaziamento (programado ou não) da sua imagem e dignidade junto da opinião pública, por via das medidas governamentais, fruto da teimosia e arrogância da tutela, não são materiais apropriados para a moldagem dum quadro educacional propício a um Ensino interessado e dum clima de paz e confiança.
Sinais bem evidentes são uma perceptível intenção governamental de se libertar da responsabilidade da educação pública, imputando-a às Autarquias, sem que se conheçam bem as contrapartidas monetárias para que estas possam assumir tal encargo e, a outro nível, as dificuldades com que as Universidades estatais sobrevivem e que, sem verbas, anunciam uma agonia breve, enquanto o Governo parece ir lavando as mãos, donde só saem Magalhães.
Assim, só me resta saudar, mais uma vez, os professores, pais e alunos de Lafões, com a relevância merecida para a Escola Secundária de São Pedro do Sul e incentivá-los a prosseguirem com entusiasmo o seu labor em prol do homens do Amanhã.