(Não que não tenha muitos temas para reflexão. A audição de Cadilhe no Parlamento, dava pano para muitos lençóis de casal. Quanto a esse tema vou ficar aguardando que a Procuradoria da República tenha por lá pessoal atento e que, sobretudo, tenha coragem para esmiuçar, até às entranhas, as patifarias em torno do caso BPN. Alguém acreditará, sobretudo depois da audição de ontem, que é só Oliveira e Costa o mau da fita? Sei que não! Tenho para mim que, se um dia a verdade, neste caso, fosse como o azeite, teríamos um escândalo com mais mais radiações e estrondo que a "bomba atómica" a que Cailhe aludiu. )
Retomando, então, pela actualidade:
Quinta-feira, 9 de Outubro de 2008
A crise e as obras
Não é assim tão linear pensarmos que às dificuldades financeiras deve corresponder o abandono de obras essenciais programadas para o País. Para além da urgência da concretização de algumas delas, o dispêndio financeiro com a sua execução não é o único factor a ter em conta. Se este último é um obstáculo dissuasor para muitos, não esqueço que a sua execução no terreno é propiciadora de emprego, geradora de aumento do poder de compra para muitas famílias e um, ainda que temporário, sopro de actividade na economia.
Até aqui, concordo com a intenção do Governo em não desistir, em absoluto, das obras.
As minhas dúvidas situam-se, neste contexto, a nível da necessidade, e dos espectáveis futuros proveitos para o País, da construção da via para o TGV. É a nível deste investimento que, na minha perspectiva, se deve centrar, de novo, a oposição no Parlamento, para além dum aberto e esclarecedor debate na sociedade civil.
E, simultaneamente, exigir dos governantes, uma explicitação clara e concisa, acerca de como, quando e quem, e em que condições contratuais, as obras vão ser realizadas. É justo, e imprescindível, que os portugueses saibam quando e a quem terão, num futuro mais próximo ou afastado, de pagar a factura dessas obras.
Para que, a exemplo do que vem sucedendo, gerações futuras não tenham que pagar a empresas (com administradores escolhidos a dedo), as facturas de obras que os decisores do poder, no tempo que politicamente lhes convinha, entenderam contratar e pôr em execução.
Gato escaldado........
Até aqui, concordo com a intenção do Governo em não desistir, em absoluto, das obras.
As minhas dúvidas situam-se, neste contexto, a nível da necessidade, e dos espectáveis futuros proveitos para o País, da construção da via para o TGV. É a nível deste investimento que, na minha perspectiva, se deve centrar, de novo, a oposição no Parlamento, para além dum aberto e esclarecedor debate na sociedade civil.
E, simultaneamente, exigir dos governantes, uma explicitação clara e concisa, acerca de como, quando e quem, e em que condições contratuais, as obras vão ser realizadas. É justo, e imprescindível, que os portugueses saibam quando e a quem terão, num futuro mais próximo ou afastado, de pagar a factura dessas obras.
Para que, a exemplo do que vem sucedendo, gerações futuras não tenham que pagar a empresas (com administradores escolhidos a dedo), as facturas de obras que os decisores do poder, no tempo que politicamente lhes convinha, entenderam contratar e pôr em execução.
Gato escaldado........