Mudei-me para:

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Exploração infantil?

Nunca fui contra as actividades lúdicas que promovam o desenvolvimento mental e a veia artística das crianças. Já me suscita alguma dúvida a utilização dos mais pequenos em programas com cariz competitivo que lhes promovam expectativas de vida falaciosas e outras artes televisivas de índole formativa muito discutível.
Mas quem sou eu para as pôr em causa se não vejo qualquer dos muitos organismos vocacionados para a protecção de menores, oficiais e da sociedade civil, psicólogos e psiquiatras mediáticos, alertarem publicamente para os aspectos negativos do abundante e frequente aproveitamento da sua juvenil imagem!...
Do que não tenho dúvidas algumas é da insensatez, do abuso e mau exemplo que a força política do poder cometeu ao partidarizar o Magalhães, subsidiado por todos nós, fazendo propaganda gratuita com recurso a imagens dos alunos da Escola de Castelo de Vide.
Mais do que o notório desrespeito pelas crianças e pelos seus pais e encarregados de educação, estamos perante um manifesto aproveitamento de actividades que envolvem recursos do Estado, por parte dum partido político.
E nem o pedido de desculpas personalizado, muito provavelmente, também ele efectivado com recurso a meios estatais, serve de lixívia a tão sujo borrão.
Pior ainda, sabermos que estudantes menores, uns mais imberbes que outros, são sujeitos a interrogatório e investigação por parte de um qualquer inspector governamental, no próprio espaço escolar, ao que consta, para que a tutela educativa possa saber quem foram os "cabecilhas" da gemada ministerial. Sobretudo, quando sabemos que indivíduos criminalmente não imputáveis, em razão da idade, pululam por bairros e zonas escolares, agredindo, roubando, destruindo, sem que sejam sujeitos a medidas tão inquisitórias sem o conhecimento e aquiescência dos pais.
Por este caminho não vamos lá, não se cumprirá a Democracia, partindo da premissa de que de todos os três "D" apenas um foi alcançado, ainda que de forma atabalhoada e lesiva para todos os envolvidos.