Mudei-me para:

sábado, 27 de setembro de 2008

Polvo para o fim de semana


Portugal mais corrupto:

"Em alguma coisa vamos subindo no ranking..." - Fernando Rocha

"... é no poder que está a corrupção." - Padre José Luis Borga

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Quanto à insegurança que se vive...

.... não trago nada de novo. Limito-me, sem mais alarmismos ou repetir o que todos vamos vendo e sabendo, a puxar acima o que por aqui escrevi há cerca de um ano atrás. E que ninguém me chame bruxo!

Domingo, 16 de Setembro de 2007

De recurso em recurso, até........

Não é pacífica a doutrina do novo Código de Processo Penal, já em vigor. Para gáudio dos que fazem modo de vida "tramar" os outros (p. ex. o Cabo Costa e o brasileiro Marcos, assassino dos polícias na Amadora...) e desespero das vítimas, a nova Lei Penal surge envolta em incandescente polémica. Disso fazem eco comentadores e especialistas na área da Justiça.
Área da Justiça que tem ao leme um supremo Ministro, um dos "heróis" desertores da "Guerra Colonial" que, vendo partir os camaradas, preferiu colocar o próprio "canastro" a salvo. O que até poderá nada significar para a questão ora aqui aflorada....
O nosso P.R. aconselha-nos a "esperar para ver". Por mim, e a crer nas pérolas legislativas com que as ostras do Poder nos vão presenteando nos últimos tempos, nada de bom auguro. Pior, espero, sem o desejar, o agravamento da propalada inoperância dos nossos Tribunais - de que os magistrados serão os menos culpados -, e prevejo, e a curto prazo, nova escalada na insegurança dos descrentes cidadãos deste nosso cantinho.
Mas que ninguém se surpreenda ou escandalize: alguém tem interesse e retirará vantagens do descalabro da segurança e da justiça nesta nau que, há muito, perdeu a bússola.
E é essa a preocupação primeira de quem entende não ser forçoso "esperar para ver" diminuídos os direitos das vítimas e vê-los transferidos para os que vivem sugando a Sociedade em que não se querem ou não se sabem integrar.
Hoje é Domingo. Melhor será pensar em algo que me dê prazer. E tenho mais dois"clip", com imagens relaxantes.....e que evocam saudosos momentos:

.......................................................................................................................................................

E já, em Março deste ano, por aqui escrevi:

...não deixo de me que questionar a propósito da leviandade com que se decide a produção de leis no nosso País. Num Estado que se pretende de Direito é fulcral que qualquer diploma regulador da vida em sociedade seja, previamente, discutido e ponderado, no sentido de se aquilatar da sua justeza e aplicabilidade.
Para esse desígnio, compete aos legisladores uma audição prévia da sociedade civil, com auscultação dos organismos e entidades abalizadas, que, mais de perto, lidam com as áreas em que se pretende legislar.
Tenho para mim que as Leis da Nação não podem ser, unicamente, imaginadas e produzidas na ignorante solidão de qualquer gabinete ministerial ou na inquietante chinfrineira dos claustros do Parlamento.
Para que possam ser exequíveis, respeitadas e aplicadas, sem tibiezas. E que a sua subjectividade, no conteúdo, mas, também, na forma, não possa ser uma arma apontada aos mais fracos e de cuja trajectória os mais fortes se possam esquivar por força dos descuidados, ou intencionais, articulados que as enformam.
A não ser assim, só nos resta a preocupação com a saúde do corpo do Estado de Direito, debilitado por sucessivos abortos legislativos, como é flagrante e preocupante exemplo o diploma que aprovou as alterações ao Código de Processo Penal
.

À mulher de César não basta ser honesta...



...deve parecer honesta.


Ontem, naveguei por aqui com o Magalhães, o tal computador menino com B.I. português e sete passaportes de outros países.

Reitero, hoje, que a medida, quanto ao seu desiderato, é positiva e merecedora de aplauso, sabendo estarmos em plena sociedade da informação e a Informática ser o ABC do futuro.

Tal como insisto e não me revejo na forma folclórica e de aparente pura propaganda política, como os 16 membros do Governo foram às escolas lançar o Magalhães à água (benta).

Insurgi-me contra o facto do Governo fazer campanha partidária pré-eleitoral à custa do erário público.

Pois bem: a crer no que foi avançado pelos comentadores residentes na Quadratura do Circulo, os Magalhães distribuídos teriam sido adquiridos e oferecidos ao Governo pelas Operadoras.

A ser assim, como diz o Povo, terá sido pior a emenda que o soneto, já que, diz-nos a experiência, tal como os almoços, não há Magalhães grátis.

E as facturas, próximas, e, futuros, lugares na administração de empresas poderão vir a seu tempo....

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

A circum-navegação do MAGALHÃES

A propósito do tal Magalhães que era bem português e, afinal, já o não é tanto assim, dispensando-me de exaustivas análises ou comentários , pela evidência dos números, e sem retirar, é justo referi-lo, qualquer mérito ao conteúdo e objectivo final desta medida educacional, limito-me a convidar à reflexão de como o Governo está já fortemente empenhado na Campanha Eleitoral partidária, a crer na forma como lançou ao mar da propaganda folclórica de marketing 16 das suas caravelas:
1º - O PSD é o detentor da Presidência da maioria das Câmaras Municipais, 158, contra as 109 do PS, 32 da CDU, 1 do CDS, 1 do BE e 7 de Independentes;
2º- Total de Municípios visitados pelas caravelas do Magalhães - 16
3º - Municípios visitados de Presidência PS - 12
4º - Municípios visitados de Presidência PSD - 4
5º - Municípios visitados de Presidência de outras forças partidárias: 0
6º - Municípios do Litoral, com maior massa de eleitores, visitados: 10
7º - Outras curiosidades: sendo as Câmaras do Distrito de BEJA de maioria CDU (PCP), nenhuma caravela acostou nas escolas do distrito; tendo ancorado na maioria dos grandes portos do Litoral, o Magalhães passou ao lado de grandes ancoradouros como Porto, Gaia, Aveiro....
Não alinho na teoria da conspiração, mas, depois da leitura dos números, sem qualquer "ciumeira política", ficam as interrogações:
- É esta a apregoada isenção e governar para todos os portugueses, sem discriminações?
- Não será mais descarada propaganda partidária praticada por um Governo à custa do erário de todos nós, sabendo todos que o Magalhães chegaria a bom porto sem tais figuras ao leme?

Que ninguém responda. A caravela do Magalhães fez uma navegação escolar com sucesso, e não encalhou. Eu é que, pior do que um Velho do Restelo, não passo de mais um BOTA ABAIXO, dos muitos milhões sem autoritário estatuto para a arrogância e uso e abuso do escárnio e galhofa, rindo ou zombando, com desprezo e gozo descarados, no Parlamento que devia ser de todos nós, sempre que se fala dos males que afligem o Povo que os elegeu, deixando sem resposta a maioria das questões fulcrais que lhes são colocadas e que mais o preocupam... a ele Povo desencantado!
O Magalhães fugiu para Espanha. Para onde fugiremos nós?


Imagem daqui: http://jvarnoso.com/images_self/el12.jpg


terça-feira, 23 de setembro de 2008

Muitos galos, um poleiro!


Bem que o título poderia ser Cavalgada pelo Poder ou algo semelhante.

Já iniciada a época da caça, a venatória, aí temos, mais precoce e evidente no próprio partido do poder, a abertura da caça ao voto.... e às bruxas!
Inevitável, também, sempre que se aproximam os actos eleitorais, dado o sinal de partida, o lançamento de algumas lebres para profusa fogachada que dispara em todas as direcções, a tudo que mexa ou faça sombra.

É toda uma disputa partidária, necessária e saudável em democracia, sempre que as contendas ideológicas esclareçam, proponham e tentem convencer os cidadãos, potenciais eleitores e únicas molas de acesso ao poleiro, das suas propostas e projectos futuros que visem o bem comum e mais justiça e equidade sociais.

Ninguém condenará, tão pouco, que se critiquem, nesta fase da campanha, em todas as ocasiões, as medidas, a obra, ou a falta dela, por parte dos eleitos, sentem-se eles nos cadeirões de S. Bento ou nas cadeiritas do poder local.
Desde que se não desfiram farpas pessoais, mas fundamentados ataques ao cargo institucional que uns e outros desempenham e representam.

Igualmente, compreendo e aceito, sem qualquer relutância que, no uso do livre direito de opinião, se critiquem com igual fundamentação, as opções editoriais dos órgãos de comunicação social, nacionais, regionais ou locais.

Deixando estes "considerandos" prévios, vou directo ao caso que despoletou este sacar da cavilha. E começo por transcrever, com a devida vénia, e reflectir, sem vénia nenhuma, sem que, para tal, esteja mandatado seja por quem for, na parte que interessa, um artigo de opinião assinado por Joaquim Mendes, Presidente da Comissão Política de Vouzela do Partido Socialista, texto que mereceu notório realce em mais e meia página do "Noticias de Vouzela", de 18/9/2008:

"Para que alguns dos nossos munícipes e leitores entendam, muito do blá-blá que a actual maioria PSD que governa Vouzela produz e de que é meticuloso arauto o Sr. Presidente da Câmara através do exagerado uso dos órgãos de comunicação social local - ambos, frequentemente, confundem notícia com propaganda, em toda e qualquer situação, adequada ou não à circunstância..."

Que eu saiba, em Vouzela são dois os órgãos de comunicação social em actividade: o Notícias de Vouzela e a Rádio local. Se me não posso pronunciar quanto a esta última, por força do meu afastamento geográfico, já quanto ao primeiro, porque o leio desde os já muito remotos anos dos bancos escolares, impele-me a consciência que contrarie as acusações (ou pressões?) do seu autor.

Até ao 25A, o NV era o que podia ser, condição comum a todos os órgãos de comunicação social. Respeitando os espartilhos legais foi, contudo, uma autêntica Carta de Família, com especial acuidade nos anos sessenta, em que, tal como Hoje, centenas de filhos da Terra viviam na Diáspora (aqueles mesmos a quem ora parece querem condicionar o direito ao voto...).

Após o 25A, esvaziado o PREC e ultrapassadas as utópicas alvoradas que cantavam no "Vouga Livre"(?), passem as boas, quiçá, ingénuas, intenções de alguns dos "usurpadores", o Noticias de Vouzela reapareceu (por curiosidade, muito por mérito de uma valorosa figura de quem o Sr. Joaquim Mendes no seu artigo enaltece a atitude enquanto Presidente da Câmara, o saudoso João Ribeiro).

E reapareceu com a notória preocupação primeira de continuar a levar as novas do Concelho e das suas Gentes a todos os seus emigrantes e vouzelenses não residentes, mas vestindo o fato novo que a Liberdade e a Democracia lhe proporcionava.

Sabe o autor daquele escrito, sei eu e todos os assinantes e leitores do Noticias de Vouzela que semanalmente o folheiam, que as suas páginas estão abertas e espelham as mais díspares sensibilidades políticas. Por lá se lêem artigos de opinião de toda a índole. E, inclusive, vários textos subscritos pelo Sr. Joaquim Mendes, que eu, muito sinceramente, leio com agrado, a propósito do Grupo Etnográfico de Vasconha (a terra dos meus "velhos" companheiros de Colégio, os irmãos Lurdes e Fernando Saraiva), dando justa nota daquele pólo cultural da freguesia de Queirã.

Foi assim, nestes últimos três anos.

Descobrir , agora, e de rompante, que o NV confunde noticia com propaganda, insinuando falta de isenção, não colhe em mim, nem colherá na esmagadora maioria dos leitores deste semanário regionalista, mesmo em muitos dos seus correlegionários mais amantes da verdade.

É que, para além do abundante e louvável noticiário que nos foi dando das Capuchinhas, não lhe faltaria naquelas páginas, estou certo, espaço para, nestes últimos três anos, entrar na liça política e, para lá de criticar as medidas da edilidade, por exemplo, denunciar e zurzir nos feitores das escabrosas medidas governamentais do cercear do direito à Saúde dos vouzelenses, na lei das finanças locais que asfixia muitas autarquias e outros desmandos e incumprimento da maioria das promessas.

Tendo todo o direito de vir, agora, dado o tiro de partida em Guimarães, iniciar o disparo local da campanha para as eleições que o seu Partido ora iniciou, com ou sem intenção, pressionando as livres opções editoriais do Noticias de Vouzela, bem à imagem do que o partido do Poder vem, de há muito, praticando nos órgãos de comunicação a nível nacional, é que não colhe....e cuja intenção não escapa ao leitor menos atento.

E, sem me querer imiscuir nas críticas insertas no seu texto, no que concerne à actuação dos órgãos autárquicos locais, de cuja Assembleia o autor do escrito faz parte e toma assento, limito-me a recordar-lhe que os potenciais votantes do Concelho de Vouzela de Hoje, já não são, desiludam-se os que pensam o contrário, os obedientes e resignados servos da União Nacional, aquela mesma que, ainda que com roupagens socialistas, o partido do poder parece pretender ressuscitar com recurso às pressões (do mesmo jaez da que aqui venho tratando), nem se subjugam perante actos persecutórios, arrogância e marketing agressivo, artimanhas políticas ou promessas por cumprir.

Não me alongarei mais, para além de lhe dar nota final do quanto me desagradou, por injusto, o ataque à comunicação local, especialmente no que respeita ao Noticias de Vouzela e de que entendeu fazer preâmbulo (recado ou pressão?), no seu primeiro prospecto de propaganda eleitoral em mais uma campanha.

E o que faço com toda a legitimidade de conciência, enquanto leitor de sempre do NV, mas também de cidadão que vive a Liberdade e a Democracia em grau suficiente para se não deixar engajar por qualquer grupo do nosso espectro partidário.

A minha independência partidária, por não me rever em nenhum dos actuais grupos do espectro politico que ora se degladiam, apenas me permite não engrossar o caudal abstencionista e ir votando naqueles cujas propostas e promessas eleitorais mais se aproximem da visão de que tenho duma Sociedade justa e equitativa, passem as desilusões e o logro em que, invariavelmente, vou caindo! E que, arrisco pela certa, o próprio autor do texto já sentiu.

E para terminar, para além de ter gostado do BLÁ-BLÁ. que ouço, por castigo meu, a todas as santas horas do dia, porque sinto, volto a repetir, que a acusação ao Notícias de Vouzela é infundada e injusta, espero mesmo é que a sua Direcção e corpo redactorial continuem na senda da isenção que têm demonstrado, por mais blá-blás que os pressionem!

domingo, 21 de setembro de 2008

União Nacional?


O Partido Socialista, reconheçamos, está no seu auge.

Tem as rédeas do Poder absoluto, no Governo, na Assembleia e em todos os dominantes sectores da nossa Sociedade.

Adestrada a maioria da poderosa Comunicação Social, instalado o medo nos sectores ainda não totalmente subjugados, como o funcionalismo e, sobretudo, o professorado; as invectivas à Magistratura no sentido de a fragilizar; domínio nas empresas-chave, infiltrando os seus homens de mão; controle das policias ( e do Ministério Público?), com recurso a um Super-Chefe; condicionalismos ao voto dos emigrantes (estes, por estarem fora do País, mais refractários à sua feroz propaganda interna); um autoritarismo arrogante associado a um marketing político de qualidade (é justo reconhecê-lo); o aviltamento constante e público das demais forças politicas, faltar-lhe-á tão só o arrebanhar de algumas massas renitentes aos seus apelos e medidas de pura artimanha politica, ou ao pavor instalado.

Mas esta última tarefa está em marcha. Vimo-lo ontem e veremos durante mais um ano, por mais gasto e descredibilizado que esteja, o folclore dos comícios de espectáculo, com o infindável desfile de autocarros fretados e pagos, sei lá por quem...e, depois, o doce rosário das habituais promessas (paroles...paroles..paroles...).

Os tentáculos vão crescendo e, pressinto-o de há muito, que breve estará o tempo em que quando todo um Povo acordar da letargia do logro, mais não reconhecerá que uma nova União Nacional, a Socialista. E tornar-se banal o defunto slogan "Quem não é por NÓS é contra NÓS!"


Repousem as almas mais inquietas: isto fui eu a delirar, com laivos de reviralho. Afinal, não passo de mais um envergonhado "BOTA ABAIXO"!...

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Prova de vida....

Imagem:http://daraopedal.blogs.sapo.pt/22590.html)


... após uma pausa circunstancial.
Concluídas as obras, removidos outros escolhos e alguma madura indolência estival, cumpre-me documentar mais uma "prova de vida". E preparar os reactores para novos voos do pensamento, sabendo, de antemão, e como sempre, que as viagens do sentir que ouso empreender, por aqui e noutros espaços virtuais, podem desagradar a muitos, atiçar surdas raivas em muitos outros e, quiçá, merecer a concordância e compreensão de outros tantos que embarquem o olhar pelo Vouguinha.
Aos primeiros, as minhas desculpas por não viajar no espaço que lhes é benquisto. A todos os outros, a certeza que o Vouguinha continuará a fumegar faúlhas da verdade (da minha), atiçadas pelas brasas da minha perspectiva, que sendo minha só a mim compromete.
Até breve!