Mudei-me para:

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

O Polvo!


Alguém, com notório estatuto na nossa Praça, veio dizer-nos que um Polvo gigante anda a agitar os tentáculos pela nossa costa.
Nada que qualquer pescador avisado se não haja já apercebido.
A questão, agora, é saber quem, com que coragem, de mãos limpas, ousará retalhar o Polvo e dar-lhe o arroz!
Antes que os seus tentáculos nos asfixiem e, em delírio, nos levem até à Itália de alguns anos passados....

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

111 anos depois....


...qualquer semelhança com a actualidade é pura coincidência. SERÁ?
Lendo bem........

Guerra Junqueiro,
in "Pátria",
escrito em 1896:

" Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas; um povo em catalepsia ambulante, não se
lembrando nem donde vem, nem onde está, nem para onde vai; um povo,
enfim, que eu adoro, porque sofre e é bom, e guarda ainda na noite da
sua inconsciência como que um lampejo misterioso da alma nacional,
reflexo de astro em silêncio escuro de lagoa morta (...)
Uma burguesia, cívica e politicamente corrupta ate à medula, não
descriminando já o bem do mal, sem palavras, sem vergonha, sem
carácter, havendo homens que, honrados (?) na vida intima, descambam
na vida publica em pantomineiros e sevandijas, capazes de toda a
veniaga e toda a infâmia, da mentira a falsificação, da violência ao
roubo, donde provém que na politica portuguesa sucedam, entre a
indiferença geral, escândalos monstruosos, absolutamente inverosímeis
no Limoeiro (...)
Um poder legislativo, esfregão de cozinha do executivo; este
criado de quarto do moderador; e este, finalmente, tornado absoluto
pela abdicação unânime do pais, e exercido ao acaso da herança, pelo
primeiro que sai dum ventre, como da roda duma lotaria.
A justiça ao arbítrio da Politica, torcendo-lhe a vara ao
ponto de fazer dela saca-rolhas;
Dois partidos (...), sem ideias, sem planos, sem convicções,
incapazes (...) vivendo ambos do mesmo utilitarismo céptico e
pervertido, análogos nas palavras, idênticos nos actos, iguais um ao
outro como duas metades do mesmo zero, e não se amalgando e fundindo,
apesar disso, pela razão que alguém deu no parlamento, - de não
caberem todos duma vez na mesma sala de jantar (...)"

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Lusofonia

S.Tomé, um dos jovens países irmãos com nome gravado nas páginas da nossa História.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

África do Sul em imagens...

...do acervo fotográfico do amigo João Taborda, nas suas viagens:

http://viajandoevendo.blogspot.com/


Outros continentes, o mesmo Mundo!

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Alcochete, toujours!

Não importa, agora, averiguarmos da paternidade do "Jamais". Poupamos nos testes de ADN o que alguém já gastou com o registo da marca.
Nem acresce nada virmos, a destempo, dissecar o conceito que Mário Lino tem de deserto.
Parece, digo bem, parece que a decisão está tomada: o novo aeroporto será na Margem Sul, vingou a opção Alcochete. A escolha governamental é a que, da leitura dos exaustivos estudos, efectuados por quem é suposto saber da matéria, se apresenta com mais vantagens e viabilidade técnica.
Sempre me foi indiferente o local de implantação. Como, penso, o terá sido para milhões de portugueses. A preocupação centrava-se, apenas, numa decisão final que, dando resposta às necessidades de tráfego aéreo do País, além do mais, salvaguardasse o nosso depauperado erário público.
E sentimo-nos satisfeitos e aliviados por sabermos que, debelada a estranha teimosia do Ministro da Tutela, o Governo soube reconhecer o erro e emendar a mão. Bem ao contrário do que a sua indisfarçável e habitual arrogância nos fazia crer.
Ganharam todos: o Senhor Sócrates que marcou alguns trunfos na sua imagem em degradação e o País e os seus "dilectos" contribuintes.
Inconformadas ficaram, como compreendemos, as gentes do Oeste. Também elas virão a entender que as legítimas aspirações de alguns não podem sobrepor-se aos interesses do todo nacional.
E, por mais que reconheçamos da justeza das compensações de que os concelhos de Alenquer e limítrofes são credores, apurados que sejam os condicionalismos a que se viram obrigados pela perspectiva da opção OTA, há um receio que me assalta: é que alguns "espertalhões" que, de 1997 a 2000, após ouvirem o "sussurro" da Ota pelos corredores do Poder, foram, em passo de corrida, comprar terrenos na zona por "tuta e meia", venham a colher dividendos dessas compensações, vendo premiada a sua ganância especulativa.
É que, mesmo sem alinharmos em teorias da conspiração, não nos custa a crer que, mais do que o Ministro, hajam sido eles, e seus apaniguados, quem, esticando a corda para a opção Ota, tenha inspirado as atoardas com que aquele mimoseou a Margem Sul e os seus habitantes.
Bem infelizes e evitáveis, quando, finalmente, o azeite vem à tona da água, de Alcochete!
E, a ser assim, no exercício da nossa peculiar tolerância, e sem deixarmos de continuar vigilantes: perdoe-se o Ministro Mário Lino!

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

De passagem....

.... enquanto afazeres inesperados me não permitem, por alguns dias, mais dedicação ao Vouguinha.
Entretanto, muita água vai correndo por debaixo desta ponte lusa. Águas límpidas, outras muito inquinadas e lamacentas.....a que daremos filtro logo que não falte o tempo.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Luto em Lafões

Sabemos bem que é "chover no molhado" ou merecer um "não batas mais no ceguinho", como se diz lá pelas terras que o Vouguinha serpenteia, voltar ao tema. Mas não resistimos, por não esquecermos, nem compreendermos.
Numa visão pragmática do que se vem passando com o encerramento de maternidades, urgências de hospitais e assistência nocturna nos centros de saúde, qualquer observador mais atento, passem os propalados e retóricos propósitos de melhoria na prestação dos serviços de saúde aos cidadãos com que o Ministro da Tutela vem acenando, já ninguém, com isenção e em consciência, terá dúvidas: estamos perante uma medida economicista!
Sem que deixemos de compreender não estarmos num ciclo que permita o esbanjamento gratuito de fundos públicos e a nossa situação económica aconselhar ponderação no gasto dos dinheiros do Estado (de todos nós), não é menos verdade que o direito à saúde, consignado na Constituição, se não compadece com "poupanças" que sacrifiquem os serviços disponibilizados às populações com esse nobre desiderato e satisfação desse inalienável direito constitucional.
E, sem nos alongarmos com fundamentos já bem dissecados, sabemos que os "encerramentos" são, no concreto, medidas que debilitam os meios postos à disposição dos portugueses para o usufruto desse consagrado direito à saúde.
Não pode o Governo, em nome do Estado, encarar a Saúde como se fosse um Grupo Económico com fins lucrativos e mais valias, em que se mantém a funcionar as empresas lucrativas e se encerram as que não dão proventos!
É que, seguindo nesta lógica de rentabilidade e mais valias, sendo já tão elevado o preço da Educação, da Justiça, da Saúde para a bolsa dos cidadão que necessitem de recorrer a esses serviços públicos, é justo que interroguemos: qual o destino dos nossos impostos?
Já aqui questionámos, com profundo desagrado, o caso particular do encerramento dos serviços de atendimento nocturno nos Centros de Saúde e Vouzela e São Pedro do Sul, bem no coração de Lafões.
O luto instalou-se naquela região, por onde, impávido e sereno, continua a correr o Vouguinha.
E assistimos às pacíficas, mas sentidas, sem arruaça, sem "arrebanhamentos", mas com genuíno pesar, reacções dos habitantes, expressas em vigílias de protesto, muita tristeza e não menos repulsa.
O "Notícias de Vouzela", um semanário regionalista, velho e respeitado arauto das gentes de Lafões, na sua edição de 3/1/2008, espelha essa preocupação, esse mesmo pesar e, também, a visão pacífica e ponderada do seu Director.

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

A Saúde no Vouguinha






O Ministro da Saúde (ou falta dela) continua a sua sanha demolidora. Nem as terras do Vouguinha, no pulmão verde de Lafões, ficaram imunes à sua injecção do perigoso vírus do encerramento. Que foi disseminando, sem alma, sem lógica, sem pudor social, por todo o país, mas, com notória e preocupante acuidade, nas regiões do interior, em luta constante contra a desertificação.
Vouzela e São Pedro do Sul caíram nas malhas desse insano roteiro com GPS economicista, sem respeito pela saúde, pelas vidas, pelo bem estar dos lafonenses. Os Centros de Saúde de ambas as vilas passarão a encerrar à meia noite. A doença súbita, os acidentes, os imprevistos, têm horário de proibição decretado por um Governo que nos vai recordando, a cada traço de tinta, o quão pouco contam os votos no Interior de Portugal.
Os votos contam-se nos principais centros, em Lisboa, Porto, Coimbra... e pouco mais. Ou, como de há muito se apregoava "Portugal é Lisboa, o resto á paisagem...". E o Ministro da Saúde, e todos os seus alpacados peões no terreno, olham para a paisagem com o mesmo desdém que um abutre empanturrado embica com um esqueleto ressequido!
Se, por si só, não fosse suficientemente importante o direito que os habitantes das duas vilas e concelhos têm à saúde, a tempo inteiro, entre estas duas urbes, São Pedro do Sul e Vouzela, e das quais é quase equidistante, está implantado, e em funcionamento pleno, um dos mais importantes Centros Termais deste País e onde procuram férias e tratamentos muitos milhares de portugueses.
Surpreende-me, ou nem tanto, que estes dois Centros de Saúde não continuem com SAP, mas o que mais me revolta, e dá náuseas, é que nem tão pouco se haja equacionado, mesmo como paliativo, a hipótese de se manter um destes dois Centros de Saúde com assistência permanente, mesmo em sistema de alternância diária, pesada a sua viabilidade!
As populações daquelas terras do Vouguinha agradeciam! Se é que o usufruir dum inalienável direito se agradece e alguém merece essa gratidão!